quarta-feira, 23 de maio de 2007

Centro de Recuperação Infantil de Almeirim


Quando uma sociedade se avalia, nas suas mais diversas questões, o problema da educação dos nossos filhos, vem, necessariamente, em primeiro lugar.

Se essas nossas crianças, são por condição, especiais, a sociedade e as instituições ligadas ao ensino, com vocação e instrumentos próprios para o fazer, devem colocá-los ao serviço da comunidade onde estão inseridas.

O CRIAL, Centro de Recuperação Infantil de Almeirim, é uma Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS) que funciona em Almeirim desde o ano lectivo de 1978/1979.

Representa a alternativa à educação convencional e sustenta a ideia de que todo o ser humano diferente encerra em si potencialidades capazes de provar que a diferença não é estigma sim diversidade.

Tem por objectivo dar resposta aos problemas das crianças e jovens, particularmente daqueles que são portadores de deficiência.

Neste momento encontram-se a funcionar 2 valências:
- “Escola de Ensino Especial” com 23 alunos com idades compreendidas entre os 9 e os 17 anos;
- “Centro de Apoio Ocupacional” com 31 utentes portadores de incapacidade superior a 65% e com idade superior a 16 anos.
- PIIPA – Intervenção Precoce, que dá apoio a 33 crianças com idades entre os 0 e os 6 anos, com problemas na espera do desenvolvimento.
Para trabalhar com a população especial das valências CAO e Escola Especial temos um leque de técnicos: 2 Professores do ensino básico (um deles especializado); 2 Educadoras de infância especializadas; 1 Professor de Educação Física; 1 Terapeuta Ocupacional; 1 Terapeuta da Fala; 1 Técnica de serviço social; 1 Psicóloga; 1 Técnica de educação especial e reabilitação; 1 Estagiária de Educação Especial e Reabilitação; 2 Monitoras; 3 Auxiliares de educação e 6 Vigilantes.
A trabalhar na valência Intervenção Precoce encontram-se os seguintes técnicos: 1 Médica; 2 Enfermeiras; 2 Terapeutas Ocupacionais; 1 Fisioterapeuta; 3 Educadoras especializadas; 1 Técnica de serviço social e 2 Psicólogas.
A Intervenção dispensada é realizada em situação domiciliária e também no centro de saúde local, sendo os tempos de intervenção dos técnicos bastante variáveis.

Sem comentários: